sexta-feira, 6 de março de 2009

Apresentação

Olá, caro leitor.

Estamos utilizando este espaço para a realização de um trabalho escolar. Trata-se de um trabalho realizado na disciplina Redação, nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Escolhi essas turmas porque são o fim de um ciclo, e me pareceu interessante esse trabalho nessas condições.

Eu, o professor de Redação, mostrei aos alunos o livro de biografias dos formandos de uma universidade - mais especificamente, os formandos de 2003 da Universidade Federal de Viçosa, MG. Nesse livro de biografias, cada formando tem uma página em que pode colocar um texto sobre si, sobre sua vida acadêmica, as "bagunças" com os amigos etc. Em geral, o aluno em questão pede aos amigos/parceiros de curso com quem tem mais afinidade que escrevam o texto. Além disso, pode-se colocar uma foto na página do livro. Tudo isso os alunos puderam constatar, observando o livro e ouvindo meus comentários a respeito. Assim sendo, embora não tenhamos falado explicitamente em termos de gêneros discursivos, pode-se dizer que nessas turmas trabalhei com os alunos esse gênero específico, mostrando suas características. Em resumo, podemos dizer que se trata de um texto que mescla formalidade e informalidade, pois ao mesmo tempo que se trata de algo oficial, um documento vinculado à instituição universitária (ou escolar), trata-se também de um texto de natureza pessoal, algo feito dentro de um ciclo de amizades. Mas não tenho o interesse em apronfundar-me nisso agora. Voltemos ao trabalho.

Depois dessa etapa, solicitei que os alunos fizessem o seguinte:

1- Escolha alguns colegas (de preferência da sua sala, mas não obrigatoriamente) com quem você tem afinidade.
2- Peça a eles que escrevam um texto a respeito de você. Esse texto deve conter informações sobre você. É uma espécie de depoimento de alguns amigos a seu respeito.
3- Organize tudo o que escreverem sobre você, em parágrafos, de modo a construir um texto único.

Após fazerem isso, os alunos deveriam me enviar os textos em versão digitada, para que então esta parte final pudesse ser criada. Inicialmente, a idéia (ou ideia...) era fazer uma versão impressa, um livro, propriamente dito. No entanto, decidi posteriormente utilizar o meio eletrônico. Os textos dos alunos apresentam um nível bastante alto de linguagem coloquial que, ao meu ver, combina mais com um blog do que com um livro. Talvez seja apenas preconceito de minha parte, mas tive a impressão de que, fazendo a versão impressa, em livro, seria mais interessante um cuidado maior com a formalidade dos textos. No entanto, isso poderia tirar a espontaneidade dos alunos... No fim das contas, optei pelo blog.

Parece-me particularmente interessante este trabalho com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio justamente porque esses alunos estão no fim de um ciclo. Quer dizer, os anos de convivência e a proximidade de uma possível separação levam-nos a terem disposição e conteúdo a dizer.

Assim sendo, a seguir pode-se ver o resultado do trabalho, isto é, os textos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário